Como cuidar do seu kefir

Quando faço doação de KEFIR, sempre fico com receio de a pessoa não saber cuidar e vir a perder sua produção. Por isso, entrego junto com os grãos uma telinha e uma carta com informações básicas que peguei da Internet e de minha própria experiência. ⠀

👇⠀

KEFIR:⠀

É uma bebida probiótica* produzida através da #fermentação do leite por uma colônia de bactérias e leveduras. É muito semelhante ao IOGURTE, porém possui valor nutricional e terapêutico muito superior.


* Probiótico são alimentos ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos no intestino.

COMO CUIDAR:

– Colocar os grãos sempre num recipiente inerte (vidro) e tampado com pano ou tela.

– Acrescentar o leite na proporção que quiser. 

⠀⠀

👆Quanto mais leite, mais líquida fica a bebida, e irão se multiplicar mais também.

👇Quanto menos leite, mais consistente e mais ácida a bebida.


– DIARIAMENTE fazer a troca do leite: ⠀

🔸 Pegue uma peneira, uma colher e um recipiente.

🔸 Jogue o conteúdo inteiro na peneira, chacoalha a peneira delicadamente para que a bebida se desprenda facilmente. Com uma colher, movimente-os sem esmagá-los, sem fazer pressão nenhuma. 

🔸 Beba ou guarde a bebida fermentada na geladeira em recipiente tampado. VALIDADE: 3 dias.

🔸 Lave o recipiente que estavam os grãos. Tenha o cuidado de retirar o sabão por completo.

🔸 Devolva os grãos ao recipiente de cultivo e coloque leite novo até que os grãos fiquem boiando. Pode ser leite gelado.⠀

⚠ Importante: nunca aqueça o leite no microondas, pois pode ficar quente demais e matar os grãos.

🔸 Tampe com um pano ou tela e mantenha em temperatura ambiente.


⏩ A troca pode ser feita a cada 2 dias, mas isso dependerá da quantidade de leite que coloca. Quanto mais tempo deixar, mais ácida fica a bebida.

⏩ Com o uso, você mesmo vai descobrir o tempo ideal de fermentação de acordo com o seu paladar. ⠀

Cuidados importantes para a vida do seu KEFIR:

♥ Não lavar seu Kefir com água. A água pode matar os grãos, pois retira o gel que há neles (kefiran). Caso os grãos estejam muito “pastosos”, utilize leite para enxaguá-los. Depois disso, este leite poderá ser consumido também.⠀

♥ A mosquinha da fruta é o inseto que mais oferece perigo ao seu cultivo de kefir, por isso evite deixar o recipiente perto de fruteiras. A mosquinha não mata os grãos de Kefir, mas ela deposita ovos minúsculos, impossibilitando de serem separados dos grãos. 


♥ Se você precisar VIAJAR por alguns dias ou se a sua produção aumentar a ponto de você não conseguir consumir, ou não conseguir doar os grãos excedentes, proceda deste modo: 

1. Coloque o recipiente de cultivo onde estão os grãos com leite novo na geladeira. 

2. Troque o leite de cultivo da geladeira no mínimo uma vez por mês, descartando o leite velho e colocando um novo, sempre devolvendo o recipiente à geladeira. 

3. Quando quiser retomar a produção, é só descartar o leite velho e colocar um novo e deixar fermentar em temperatura ambiente.


♥ Podem ser cultivados em leite vegetal ou animal, integral, desnatado ou semi-desnatado, ou até mesmo em leite em pó diluído em água filtrada ou mineral (sem cloro). 

♥ Grão de Kefir morto cheira mal, a coloração fica marrom, com bolores e se esfarelam nos dedos quando apertados.

♥ A aparência dos grãos pode mudar durante a adaptação ao novo ambiente, com o tipo de leite de cultivo, temperatura do local e até mesmo com as mudanças das estações do ano. Não estranhe se os seus grãos tomarem formas diferentes.

♥ Cuidado para não cair no ralo da pia. Por ser uma colônia de microorganismos, pode ocorrer de grudar na parede do cano e se multiplicar, podendo entupir.


Armazenamento do KEFIR no congelador:

🚨 Os grãos não morrem se congelados 🚨

– Não é necessário lavar os grãos antes do congelamento, basta coá-los e levá-los para congelar.

– É aconselhado congelar em pequenas porções, pois assim não será necessário “quebrar” um bloco grande já congelado caso necessite de apenas um pouco.

– Duas boas maneiras de CONGELAR os grãos:

🔸 Armazenar uma porção dos grãos em saquinhos plásticos individuais, etiquetados com o nome do conteúdo e a data de congelamento, fechando a boca do saquinho dando um nó.

🔸 Utilizar uma forminha de gelo para fazer “cubinhos” de grãos congelados 👉 Enche-se cada compartimento da forma com grãos de Kefir, e após congelados pode-se desenformar e guardar em um recipiente tampado e etiquetado com o nome do conteúdo e data de congelamento.

– O congelamento também é muito útil caso você tenha uma quantidade muito grande de grãos e não tenha a quem doar. Com a diminuição da colônia, reduz-se a quantidade de leite do cultivo.

– Para descongelar ➡ basta colocar os grãos ainda congelados no leite em temperatura ambiente ou gelado, e aguardar o período de fermentação fora da geladeira. ⠀

– Importante: NÃO descongele os grãos no microondas ou em líquidos quentes! Temperaturas acima de 40/50ºC podem matá-los.

⚠ IMPORTANTE 2: indico a utilização de leite de saquinho, por possuir menos aditivos. O de caixa pode enfraquecê-los (experiência própria).⠀

Fonte: Internet ou experiências próprias. ⠀

🔸➖🔸➖🔸⠀

ʀᴇᴅᴇs sᴏᴄɪᴀɪs:⠀

ʙʟᴏɢ 👉 nutrideuan.wordpress.com⠀

ғᴀᴄᴇʙᴏᴏᴋ 👉 nutrideuan⠀

ɪɴsᴛᴀɢʀᴀᴍ 👉 @nutrideuan⠀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *