Precisa listar os equipamentos no MBP?

(Imagem do livro: Manual de BPF, POP e Registros em Estabelecimentos Alimentícios).

Essa semana fiz um story no Instagram perguntando da obrigatoriedade de listar os equipamentos no Manual de Boas Práticas, pois não achei nenhuma legislação descrevendo nitidamente essa necessidade.

 Já encontrei Manuais com e outros sem a lista, apenas abordando de maneira mais geral.

No Hospital e empresas que trabalhei, sempre listei por área, e a maioria que respondeu o story relataram também fazer assim.

Será?

Comecei a achar muita informação (UAN Hospitalar grande), e fiquei na dúvida se precisava daquilo tudo. Foi aí que pesquisei no livro que tenho na unidade e nas legislações específicas, e não achei nada muito específico, apenas a necessidade de abordar sobre os equipamentos e utensílios utilizados em todas as etapas de produção.

 Depois de algumas pesquisas pela internet, achei no site do #CRN2 um arquivo de 2016, que indicava “descrever equipamentos e utensílios disponíveis para produção, venda e armazenamento dos gêneros em cada área do estabelecimento”.

Na dúvida, minha sugestão é LISTAR.

E vocês, concordam? Sempre listam todos os equipamentos também, ou somente de maneira geral?


Carolina Andriolli ⠀
Nutricionista – CRN10 2130⠀

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