Quem nunca passou umas raivas assim que atire a primeira pedra!! E tem alguns pacotes de feijão que vêm com cada pedra que pode até machucar, hein?? Rsrs
Acontece… É feijão cheio de pedra, arroz sujo, carne cheia de nervos e gordura, carne moída com fígado, hortifrutis lindos por fora e podres por dentro… e por aí vai.
Neste caso aí, recebemos um lote dessa (falta de) qualidade de #feijão. Só no processo de escolha já se percebia a sujeira na mão das cozinheiras. SOCORRO!
Já teve um outro momento da minha experiência em cozinha hospitalar, em que o feijão veio cheio de pedrinhas, quebrados, mofados e com alguns outros grãos. Na imagem abaixo coloquei a proporção da quantidade de sujidades dentro de um único pacote.
Dá uns 10 tipos de ruim só de olhar, né?
É assustador, mas pode acontecer, infelizmente. Por isso a importância do profissional nutricionista de UAN* nas áreas de produção de alimentos. O nosso olhar crítico e voltado à qualidade e segurança dos alimentos já acende vários alertas para tomarmos as melhores condutas!!
A minha conduta nestes casos foi:
- Orientar a equipe para selecionar e lavar MUITO bem o feijão.
- Registrar foto e enviar por e-mail ao setor de compras, educadamente, explicando sobre o ocorrido e riscos daquele tipo de produto, bem como para cadastrar na lista de marcas de feijão recusados, para não comprar nunca mais!!
- Solicitar ao setor de compras para repassar a informação ao distribuidor / fornecedor.
- Orientar a equipe do estoque para ficar de olho nas próximas entregas, e recusar caso vier a mesma marca.
É possível, também, solicitar a troca do produto. No meu caso, já havíamos recebido a mercadoria há mais tempo e a quantidade não era muito grande. Mas dependendo da situação, é aconselhável conversar com o fornecedor sobre essa possibilidade.
*UAN = Unidade de Alimentação e Nutrição.
➖
Carolina Andriolli ⠀
Nutricionista – CRN10 2130⠀