Você conhece o kefir? 

 

Mais uma encomenda de kefir sendo entregue! Ao todo já doei para umas 100 pessoas… ⠀

❓Como eu tornei isso tão pop❓⠀

No ano passado eu participei do “Programa Vida Saudável” (do Hospital que trabalho, o Santa Isabel), e minha função era atingir o grande grupo de funcionários com informações sobre alimentação e qualidade de vida. 🙌 Então eu fiz muitas educações nutricionais e me empolguei nos textos para a comunicação interna do hospital e para o site.⠀

👉 Claro, tive ajuda de #estagiárias também. Preciso fazer um post sobre elas, são muito presentes em minha vida, kkkk #amo⠀

Nessa empolgação toda, resolvi escrever sobre o #kefir, ao qual sou fã número UM ❤ Com isso, mostrei disponibilidade de doar para quem tivesse interesse em adquirir estas maravilhas e melhorar sua qualidade de vida.⠀

O resultado foi que meu kefir teve que se multiplicar na velocidade da luz (!!!) pra atender todos os interessados 💚💚💚 Foi muito massa! No início eu demorava mais de um mês pra conseguir atender a demanda… Mas fico tãããão feliz de poder ter ajudado as pessoas a, pelo menos, conhecer o kefir e sentir seus benefícios 😍 ⠀

Tiveram até pessoas de fora do hospital que leram minha matéria no site e ligavam pra lá me procurando, querendo o tal do kefir. E até hoje recebo pedidos, é tão #gratificante isso!

 

Segue abaixo a matéria completa, postada no site do Hospital Santa Isabel.⠀

Você conhece o KEFIR ???

Kefir é uma bebida probiótica* produzida através da fermentação do leite por uma colônia de bactérias e leveduras. É muito semelhante ao IOGURTE, porém possui valor nutricional e terapêutico muito superior.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

* Probiótico são alimentos ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal,  indicados para prevenir e tratar doenças.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Possui gosto azedo como o iogurte natural.

Pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite animal ou vegetal.

Há um outro tipo de kefir que é cultivado em água, conhecido também como tibico, que se alimenta da sacarose.

Maneiras de consumir: pode ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.
São muitos benefícios! Confira 9 benefícios baseados em evidências científicas:

1. Fantática fonte de nutrientes: ricas em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Uma poção de 175ml de kefir de leite integral contém:

  • Calorias: 100 kcal.
  • Carboidratos: 7 gramas.
  • Proteína: 6 gramas.
  • Gordura: 5 gramas.
  • Cálcio: 20% do VDR.
  • Fósforo: 20% do VDR.
  • Vitamina B12: 14% do VDR.
  • Vitamina B2: 19% do VDR.
  • Magnésio: 5% da VDR.
  • Uma boa quantidade de vitamina D e compostos bioativos.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

VDR = Valores Diários de Referência.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
2.  Probiótico mais poderoso do que o iogurte: contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se uma fonte de probióticos muito rica e diversificada. Outros produtos lácteos fermentados são feitos a partir de não tão numerosas estirpes, e não contêm quaisquer leveduras.

3. Propiedades antibacterianas potentes: o probiótico Lactobacillus kefiri  pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli. Kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas.

4. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose: excelente fonte de cálcio. Se produzido com produtos lácteos sem a retirada da gordura (leite integral), ele contém vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio. Estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas, o que leva a uma melhor densidade óssea e previne fraturas.

5. Proteção contra o câncer: os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimulantes do sistema imunológico. Este papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos em tubo de ensaio. Um outro estudo descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% quando usado extrato de iogurte. No entanto, precisamos tomar esta informação com cautela desde que ela está longe de ser comprovada em seres humanos.

6. Melhora de vários problemas digestivos: ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para tratar problemas digestivos (diarréias, constipação, síndrome do intestino irritável, entre outros).

7. Geralmente é bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose: as bactérias lácticas se alimentam de lactose, transformando-a em ácido láctico, o que favorece a digestibilidade. Além disso contém enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.

8. Melhora dos sintomas de alergia e asma: As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas. Pessoas com um sistema imunológico mais sensível são mais propensas a alergias, o que pode causar doenças como a asma. Em estudos em animais, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma.

9. Fácil de fazer: basta adicionar os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Todo dia deve ser coado e os grãos do kefir devem ser adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica e por tempo indeterminado.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Se não quiser beber no mesmo dia, pode-se guardar na geladeira por até 3 dias.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

 

“Delicioso, nutritivo e altamente sustentável.”

Fontes:

www.authoritynutrition.com/9-health-benefits-of-kefir 

www.santaisabel.com.br

 

*Siga lá no instagram também! @nutrideuan

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *